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Mixer Kiko – Gerenciador de áudio
06/02/2008

Tempos atrás recebi um e-mail do Cmte. Nallin – piloto de ultraleve com mais de duas mil e duzentas horas de vôo, que já cruzou a Cordilheira dos Andes em direção ao Chile, com a famosa “Flecha Prateada”, uma aeronave Pelican – viagem esta que ele conta em seu livro “Cruzando os Andes de Ultraleve (clique aqui) ” – e agora, recentemente, foi até Mendoza, aos pés da Cordilheira do Andes a bordo do RV-NOVO, como ele costuma dizer. Na mensagem que recebi pela internet vieram anexas fotos onde se via alguns pedaços de fios e um papagaio, além do próprio Nallin, tentando fazer um controle de volume para ajustar os áudios dos equipamentos que seriam instalados no seu novo avião, um RV-9A, que estava sendo montado pela Flyer. O Nallin me informou que o painel do avião teria equipamentos que emitem sinais sonoros e ele queria fazer um controle individual para cada um desses áudios e perguntava se poderíamos lhe auxiliar no projeto.
Vimos ali a necessidade de fazermos um equipamento mais sofisticado do que a simples ligação de vários potenciômetros de volume reunindo áudios de diferentes sistemas em um único ponto de entrada do intercom. Porque a ligação pura e simples de três ou quatro potenciômetros, sem um circuito eletrônico que case as impedâncias e isole a ação de cada um dos potenciômetros, não resultaria em um equipamento eficaz e a ação de um controle de volume certamente afetaria os outros, dentre outros problemas.
Iniciou-se assim o projeto do Mixer Kiko. O nome Kiko surgiu naturalmente, inspirado no papagaio Kiko, que além de falar e emitir sons como se fossem de alarmes e avisos, auxiliara o Nallin na montagem de seu primeiro protótipo, descascando os fios e fazendo comentários aleatórios...
O RV-9A, aeronave fabricada pela Vans Aircraft e montada no Brasil pela Flyer, é uma aeronave de asa baixa, extremamente dócil e tranqüila, de boa inércia e de fácil operação, possuindo características semelhantes a aviões de asa alta. Com uma velocidade de estol baixa (80Km/h), o RV-9A pode pousar com uma distância de 150 metros e decolar com uma distância média de 115 metros; sua velocidade de cruzeiro é de aproximadamente 290Km/h e pode atingir uma velocidade máxima de 311Km/h. É equipado com motor Lycoming injetado (injeção eletrônica, que é instalada aqui no Brasil) de 160 HP e passo de hélice variável. O que destaca ainda mais no RV-9A, prefixo PU-NAL, do Cmte. Nallin são os aviônicos instalados no painel, com duas telas LCD (liquid crystal display), sendo um EFIS D-100 (Electronic Flight Information Systems) e um EMS D-120 (Engine Monitoring Systems), fabricados pela Dynon, similares aos que foram usados pelo Space Ship One, a primeira aeronave de construção particular que fez um vôo suborbital em outubro de 2005. Além desses equipamentos, a aeronave do Cmt Nallin possui dois GPS Garmin, um Garmin 396 e 496, P-CAS, piloto automático e mais uma série de equipamentos de última geração, que torna o seu ultraleve uma aeronave com tecnologia embarcada superior a maioria da aviação geral que voa em nosso país.
Mas, o Cmt Nallin precisava resolver um problema, algo que gerenciasse os áudios de seu avião; que possibilitasse um controle de volume independente para cada sistema ao mesmo tempo em que permitisse a entrada de todos os áudios em um único ponto, ou seja, a entrada auxiliar do intercom.
É claro que um equipamento assim não é algo inédito. Muitos podem sugerir painéis de áudio importados; nada que com três mil dólares não se resolva. Mas há algumas ressalvas, mesmo que o preço – apesar do enorme disparate – não seja um problema, o que fazer com a tecla ADF e DME que todos eles têm? O que fazer se ao investir tanto em um equipamento importado, ele vir com apenas duas entradas auxiliares, se precisamos de quatro? E mesmo que encontrássemos algo perfeito, feito sob medida para o que precisamos, a indústria brasileira precisa de pessoas como o Cmte. Nallin!
O mixer Kiko foi feito sob-medida para a nossa aviação experimental. É fruto da parceria entre um piloto experiente e a equipe de técnicos que conhece as peculiaridades de nossa indústria aeronáutica de aviação leve. Com o mixer Kiko, em conjunto com o intercom ACT-1, pode-se ouvir música com som estéreo; comunicar-se pelo telefone celular através dos fones; separar-se dos passageiros em aeronaves com 4 lugares; controlar individualmente os áudios de alarmes e avisos; desligar o co-piloto ou passageiro do intercom se este preferir apenas ouvir música; permitir ao piloto ouvir ou não a música e utilizar o próprio mixer para ligar outros equipamentos, como um air-repeater. Além de suas características técnicas e funcionais, o mixer Kiko é fabricado pela Eletroleve, que mantém um suporte técnico ao alcance de todos.
Ao Comandante Nallin, os nossos agradecimentos, pelo entusiasmo com que faz as suas realizações, escrevendo nos céus uma bela e grande história, cujos detalhes às vezes começam com um papagaio no ombro descascando fios elétricos...

Paulo Rockel

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