Campo Grande, 24 de Setembro de 2017

Busca de Produtos:


PRINCIPAL

QUEM SOMOS

SUA DÚVIDA

ANTENA

AV AGRíCOLA

BOTãO PTT

CAPACETE

CONECTORES

DIVERSOS

FIOS ANTI-CHAMA

FONE

INTERCOM

LUZES

MANUAIS

MICROFONE

REGULADORES

SIST. IGNIçãO

TABELA DE PREÇOS

LINKS

BOLETIM TÉCNICO

NOTÍCIAS

CONTATO

8º ENU - Encontro Nacional de Ultraleves
26/05/2008

Às 6 horas da manhã o Joni e eu estávamos a bordo do ultraleve básico Fox 2 fazendo as últimas verificações na aeronave antes de partirmos rumo à cidade de Bonito e participarmos do 8.º Encontro Nacional de Ultraleves (ENU). Neste momento, parado no ponto de acesso à pista do aeroporto Teruel, vemos à frente decolando o RV-9A PU-BTA do comandante Barbeta e escutamos pelo rádio o Rubini (PU-RBN) também se preparando para a viagem. Mal o Sol jogava os seus primeiros raios para clarear aquela manhã de quinta-feira, 22 de maio, feriado de Corpus Christi, e a freqüência 123,45 MHz já estava congestionada com as fonias dos “papa uniformes” que seguiam para o maior encontro nacional de ultraleves que já ocorreu em nosso país. Há tempo podia-se acompanhar pelo fórum da ABUL na internet os preparativos para a viagem de pilotos de todas as regiões do Brasil. Os trikeiros de Atibaia já haviam partido no domingo anterior, com seus trikes Ícaros, e foram voando até Bonito, percorrendo mais de mil quilômetros em aeronaves relativamente lenta e totalmente aberta.
Nós fomos voando no foquinho do Joni (PU-JDV), acompanhado do trike Aerodelta do Faracco (PU-RTP). Antes de sairmos da terminal de Campo Grande, com cerca de 40 minutos de vôo, o Rubini e o Barbeta já estavam bloqueando a torre de Bonito – referência visual para o início do procedimento de pouso no aeroporto daquela cidade, que fica a pouco mais de 200 km de onde partimos.
Ao nos aproximarmos de Bonito, duas horas depois, seguindo a rota do GPS que apontava para a “torre”, escutávamos pelo rádio dezenas de outras aeronaves convergindo para o mesmo ponto. O tráfego era intenso, mas bem coordenado.
Tivemos uma recepção calorosa, com mesas fartas de salgados, doces e bebidas à vontade e um bate-papo descontraído entre as cerca de 400 pessoas que chegaram ali até o final do dia. O pátio de estacionamento ficou completamente lotado, com quase 200 aeronaves. A maioria era composta por ultraleves avançados. Na verdade, além dos trikes, o nosso foquinho era o único representante dos ultraleves básicos no primeiro dia do evento.
Nos dois dias seguintes os participantes do 8.º ENU puderam participar de palestras, passeios turísticos pela região e cada almoço e jantar foi em um local diferente, difícil de destacar o melhor, porque, além do cardápio variado e bem servido, as belezas das construções, dos jardins, lagos, rios e matas ao redor complementavam os cenários indescritíveis.
O tempo esteve bom em todos os dias, com exceção da manhã de domingo, quando pretendíamos decolar ao nascer do Sol, mas o céu amanheceu coberto por núvens baixas que impossibilitavam o vôo com segurança. Somente por volta das 9 horas o céu se abriu e nós partimos para a nossa viagem de regresso, trazendo conosco a lembrança e a saudade deste encontro que foi perfeito e ficará registrado na história do aerodeporto com uma marca de competência que os seus organizadores têm.
O 9.º ENU será em Foz do Iguaçu e certamente estaremos lá.

..:: Sobrevivente ocasional
..:: Mulheres no Comando
..:: Princípios básicos de manutenção de aeronaves
..:: Clube Esportivo de Voo (CEU) x OLIMPÍADAS
..:: CAN – Correio Aéreo Nacional – Revoada comemorativa
..:: TRIKE DA ÍCAROS É UTILIZADO EM PESQUISA AMBIENTAL
..:: Conheça o VOLATO 400
..:: Lâmpadas de LED – Evolução na iluminação
..:: Intercom – uma análise dos diversos modelos
..:: Comunicado
..:: Do mato ao mar
..:: Expo Aero Brasil 2010
..:: Aviashow 2010
..:: COMUNICADO


..:: Programa de Qualidade ABUL
..:: Expo Aero Brasil 2009
..:: CÓPTEROS... Giro versos Heli
..:: MOVIMENTO NACIONAL PELA MELHORIA DOS SERVIÇOS DA ANAC
..:: Expo Aero Brasil 2008
..:: Mixer Kiko – Gerenciador de áudio

Próximo >> Último > 

3 últimos itens
Total

R$ 0,00


Cadastre-se

Digite seu nome e e-mail para receber novidades da Eletroleve
Nome:
E-Mail:
Repita o E-Mail:

Descadastrar


Enquete

Você voa...
• Avião
• Ultraleve
• Trike
• Girocóptero
• Parapente
• Outros
• Não vôo
• Paratrike

:: Resultado ::

©2017 Eletroleve. Todos os direitos reservados. All rights reserved.